Geléia de Goiaba
De acordo com a Resolução Normativa nº. 15 de 1978 do Ministério da Saúde, Geléia de Fruta é o produto preparado com frutas e/ou sucos ou extratos aquosos das mesmas, podendo apresentar frutas inteiras, partes e/ou pedaços sob variadas formas, devendo tais ingredientes ser misturados com açúcares, com ou sem adição de água, pectina, ácidos e outros ingredientes permitidos pelas normas; tal que mistura será convenientemente processada até uma consistência semi-sólida adequada e, finalmente, acondicionada de forma a assegurar sua perfeita conservação. ( BRASIL, 1978)
As geléias constituem-se uma importante alternativa para o processamento, e aproveitamento de consumo de frutas. A geléia de frutas é um bom exemplo de um produto obtido pela conservação pelo uso de açúcar aliado a tratamento complementar (aquecimento). (BRASIL, 2005)
Os elementos básicos para a elaboração de uma geléia são: fruta, pectina, ácido, açúcar e água. A qualidade de uma geléia irá depender da qualidade dos elementos utilizados e de sua combinação adequada, assim como da sua ordem de adição durante o processamento. (BRASIL, 1998)
O produto deve ser concentrado até que o ºBrix atinja valor suficiente para que ocorra a geleificação durante o resfriamento
1.1 Características da Goiaba.
A goiaba é uma gruta originária da região tropical do continente americano, principalmente Brasil e região do Caribe.A árvore que produz esta fruta é chamada, popularmente, de goiabeira. As goiabeiras são comuns na América tropical, sudeste asiático e continente africano. Podem atingir até 8 metros de altura.
É um fruto com casca de cor amarela ou verde. A parte interna (polpa) pode ser vermelha ou branca, dependendo da espécie. Possui formato oval com tamanho variando de 3 a 10 cm de diâmetro.
A goiaba é moderadamente rica em pectina e com acidez apropriada, a goiaba além de ter um alto teor de vitamina C, é muito rica em Licopeno e em fibras solúveis. O sabor e o valor nutritivo da goiaba