Gelol
GEL REVULSIVO
Revulsivo orgânico volátil, age produzindo ação local irritante, com efeitos indiretosde atividade à distância sobre estruturas somáticas (músculos), serosas, articulações, vísceras e deestimulação reflexa dos centros bulbares. Provoca analgia e hiperemia nas regiões cutâneas em que éaplicado, inervadas pelo mesmo segmento do sistema nervoso central.
Possui ação irritante cutânea, revulsiva, útil nos processos dolorosos de estruturas profundastipo fibrosite, mialgia, lumbago. Produz ainda leve anestesia local. Causando uma sensação de frio por estimulo especifico dos receptores.(ANVISA)
Palavras-chave:GEL REVULSIVO CARBOPOL
1 INTRODUÇÃO
Os géis têm sido muito usados como bases dermatológicas pois possuem bom espalhamento, são não-gordurosos e podem veicular vários princípios ativos hidrossolúveis e lipossomas. São mais usados para as peles mistas ou oleosas. O gel-creme são emulsões contendo alta porcentagem de fase aquosa e baixíssimo conteúdo óleos, estabilizadas pôr colóide hidrófílico. São também chamados de cremes oil-free. Trata-se de uma preparação que tem sido largamente utilizada, pois em um gel-creme é possível veicular substancias lipossolúveis, tais como filtros solares, princípios ativos oleosos, sem que o produto final deixe na pele uma sensação gordurosa. Podem ser usados em todos os tipos de pele.Existem várias substâncias que podem formar géis sendo que as mais empregadas como bases em cosmiatria são: o polímero carboxivinílico (Carbopol 940) fornecido na forma ácida e neutralizado durante a preparação com uma base, gerando géis com maior viscosidade e pH entre 6,5 e 7,5; e a hidroxi-etil-celulose(gel de Natrosol) que em concentração adequada intumesce com a água formando géis de consistência média e de carcterística não-iônica.Gel hidrofílico é uma preparação semi-sólida composta de partículas coloidais que não se sedimentam(ficam Dispersas). Geralmente, as substancias formadorars de géis são