Figuras de Linguagem com Exemplos
Metáfora:
A propaganda da SKOL por exemplo: “A cerveja que desce redondo”! Apresenta figura de linguagem de metáfora , afinal a cerveja é liquida e não poderia descer redondo, o redondo se refere a suavidade da mesma.
Comparação:
Nessa propaganda compara-se a Coca-Cola ao leite. Dando a Coca-Cola a mesma importância do leite e mostrando que ela é tão boa quanto o leite.
Metonímia:
“Essa maquina não é assim uma BRASTEMP, mas quebra o galho”. Na propaganda da Brastemp, a palavra BRASTEMP, que nada mais é que a marca de produtos eletroeletrônicos, é utilizada como se fosse uma referência de alto padrão de qualidade, então quando de diz: ah, esse é BRASTEMP, fica embutido um valor de qualidade qual a propaganda tenta passar para os produtos dessa marca.
Catacrese:
“OMO, o branco que a família merece!” Na verdade a família merece roupas bem limpas, que é essa a função do produto de limpeza, então é utilizado a palavra branco referidos a limpeza que é tão boa do produto que a roupa fica branquinha.
Prosopopeia:
A marca DOLLY, da vida a uma garrafa em seus comerciais. Garrafas, normalmente, não são objetos que possuem vida
.
Hipérbole:
“Suflair é tão gostoso que chega a ser pecado”, A marca SUFLAIR exagera ao usar expressão de que o chocolate é tão gostoso que chega a ser pecado, a marca utiliza esse termo para dar ênfase a frase de propaganda.
Antítese:
Nessa propaganda da operadora CLARO usa termos opostos: “se você já é cliente” e “se você ainda não é” para conseguir mais clientes.
Eufemismo:
“Seguro de vida Banespa. Porque a vida não é brincadeira”. É usado nessa propaganda de seguros da agencia BANESPA para deixar a mensagem a passar menos agressiva e mais suave.
Pleonasmo:
Nessa propaganda usa-se a repetição do termo “tinha” para dar ênfase a sua qualidade.
Ironia:
A propaganda insinua que a bebida é perigosa, dizendo que se você beber, você pode acabar num caixão com flores.
Silepse:
"Um milhão de