Gelificação do alginato
Introdução
Alginatos são polissacarídeos encontrados em algas marrons, podendo constituir até 40% da massa seca destas. Devido a suas propriedades, para gelificar e espessar soluções, o alginato é amplamente utilizado em alimentos, cosméticos, medicamentos, indústrias têxtil e de papel. Quanto a sua estrutura, alginatos são compostos de ácidos α-L-gulurônicos e β-D-manurônicos com ligações 1-4, sua diferença está na posição do grupo carboxilato em relação à molécula. [1] Neste experimento, observou-se a síntese de uma solução de alginato com soluções de diferentes concentrações de CaCl2. O experimento também visou analisar a reação que ocorre quando se mistura o alginato de dentista com água destilada e com vinagre.
Metodologia
No dia 27 de setembro de 2013, foram realizados dois experimentos que consistiram na gelificação do alginato.
Na primeira parte do primeiro experimento, foi preparada uma solução de 30 mL de alginato a 1% em massa. Sendo o alginato de difícil solubilização, colocou-se em um béquer metade da quantidade da água necessária para o preparo desse experimento (cerca de 15 mL) e apenas após esse procedimento, o alginato foi adicionado. Esta mistura foi submetida a uma agitação, realizada através de um agitador magnético e, quando se percebeu que o alginato se quebrou, adicionou-se o restante da água à mistura e, novamente, o sistema foi agitado até sua dissolução total.
Após esse procedimento, preparou-se 50 mL de três soluções de CaCl2, nas seguintes concentrações, a 0,04M, 0,1M e 0,2M sendo as massas utilizadas de 0,2266 gramas, 0,5692 gramas e 1,1688 gramas respectivamente. Para o preparo destas soluções, adicionou-se água destilada ao CaCl2 anteriormente pesado.
Na segunda parte deste experimento, adicionou-se algumas gotas de corante alimentar à solução de alginato preparada anteriormente e, através de uma pipeta de pasteur, 40 gotas dessa solução foram adicionadas aos