Relatorio
É importante conhecer as características da água da região. As águas muito calcárias (águas duras) levam à gelificação do alginato, impossibilitando a fase seguinte da preparação das esferas. Neste caso deve-se usar água mineral do Luso ou semelhante.
Não se pode dissolver o alginato em leite ou outros produtos lácteos, uma vez que todos eles são ricos em cálcio. Também não resultará em alimentos muito ácidos. Cada caso, é um caso...
As concentrações mais habituais de alginato variam entre 0,5% e 2% (concentração final), sendo o mais comum 1%.
- Juntar, num recipiente, alginato de sódio e o líquido escolhido, na proporção de 1g de alginato para 100 ml de líquido.
- Utilizar a varinha mágica, até deixar de observar grumos.
- Deixar repousar algumas horas para que a solução perca as bolhas de ar.
Preparação de soluções de cálcio
As concentrações de cloreto de cálcio mais habituais variam entre 0,5% e 1%.
- Juntar, num recipiente, cloreto de cálcio e água, na proporção de 1 g de cloreto cálcio para 100 ml de água.
- Mexer com uma colher até dissolver completamente.
O alginato gelifica (solidifica) em contacto com a solução de cálcio. Após a gelificação já não é possível voltar a liquefazê-lo.
Para se fazerem as esferas de gel, devem deixar-se cair lentamente as gotas da mistura com alginato na solução do cálcio, com a ajuda de uma pipeta, de um conta-gotas ou de uma seringa.
Estas pequenas esferas terão o interior líquido se forem retiradas do cálcio muito rapidamente ou mais solidificado, se forem deixadas mais tempo em contacto com o cálcio.
Procedimento:
- Encher uma pipeta com a solução de alginato.
- Deixar