Gravitação universal
A Gravitação Universal é uma força fundamental de atração que age entre todos os objetos por causa de suas massas, fazendo também com que o universo se mantenha unido. A gravitação é responsável pela união dos gases quentes no sol e faz os planetas permanecerem em suas órbitas. A gravidade da Lua causa as marés oceânicas na terra. E por causa da gravitação, os objetos sobre a terra são atraídos em sua direção.
Essa força que une o universo e que nos atrai a terra sempre encucou muitos cientistas, dos quais, tentaram sempre decifrar o que ocorria para existir a gravidade. Mas só foi Isaac Newton que conseguiu nos explicar o que acontecia por meio de sua teoria, explicada a cima.
A partir das leis de Kepler, Newton mostrou que tipos de forças devem ser necessárias para manter os planetas em suas órbitas. Ele calculou como a força deveria ser na superfície da Terra. Essa força provou ser a mesma que da à massa sua aceleração.
Lei da Gravitação Universal
A lei parte de duas premissas:
massa atrai massa;
quanto mais afastados estiverem os corpos, menor será a intensidade dessa força. (força de atração gravitacional era inversamente proporcional ao quadrado da distância entre as massas, ou seja, quanto mais afastados estiverem os objetos, menor será a força de atração entre eles e essa força diminui rapidamente com o aumento da distância).
Matematicamente, essa lei pode ser escrita