gravitação universal
Universal
Nome: Milena dos santos
Série: 1° 05
Introdução: formulada pelo físico Isaac Newton,quando sobre sua cabeça caiu uma maçã e por tanto,por algum motivo, e este motivo seria que alguém estaria “puxando” ela, este alguém seria a Terra. Indo mais além pode sugerir que os corpos se atraem, ou seja, não somente a Terra atrai a maçã, mas atrai todos os corpos do universo. E não é somente a Terra que atrai todos os corpos do universo, todos os corpos que possuem massa são atraídos por outros corpos que também possuem massa e na razão inversa do quadrado da distância entre elas." Portanto os planetas são mantidos em órbita em torno do Sol devido a uma força de atração entre eles e essa estrela.
Gravitação universal:
Newton conclui que “Duas partículas se atraem com forças cuja intensidade é diretamente proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa”.
-expressão do modulo da força de atração gravitacional é:
F = G.m1.m2/r2
-Onde G é a constante da gravitação universal,seu valor determinado experimentalmente.
G = 6,67 . 10-11 N.m2/kg2
Essa constante não tem relação com a aceleração da gravidade da Terra. Em cada planeta a aceleração da gravidade é diferente, e, varia no próprio planeta com a latitude e altitude do local do planeta.
F ........ força de atração entre dois corpos de massa M e m
G ... constante de gravitação universal = 6,67 x 10-11 N.m2 / kg2 d ....... distância entre os corpos
Campo Gravitacional
Quando dois corpos de massas M e m se atraem, dizemos que cada um deles se encontra num campo de força gerado pelo outro corpo, denominado campo gravitacional g. g=G m/d2
-distância que vai de um ponto considerado até o centro do corpo de massa M
Corpos em Órbitas Circulares
Para que um satélite de massa m fique em órbita circular de raio d ao redor de um planeta de massa M é necessário que o satélite seja levado a uma região que prevaleça apenas o