engenheira eletricista
a) a grande variação do volume de águas nos leitos dos principais rios durante os meses de primavera-verão.
b) a presença de unidades de conservação e de terras indígenas em vários pontos da bacia hidrográfica.
c) a pouca profundidade dos leitos fluviais, o que impede a instalação de turbinas e demais equipamentos.
d) o relevo formado por baixos planaltos geologicamente instáveis que dificultam a construção de barragens.
e) o baixo desenvolvimento econômico e a fraca integração regional, que desestimulam grandes investimentos.
(IFPE) A geração de eletricidade é uma necessidade para o desenvolvimento econômico e social do país. No entanto, a construção de usinas hidrelétricas pode causar enormes impactos ambientais. Com base nesse assunto, observe a figura que segue, a qual mostra a localização da usina de Belo Monte. Em seguida, assinale a alternativa que melhor se relaciona com os impactos negativos desse tipo de empreendimento.
(Extraído de: http://eco4u.wordpress.com/2011/11/16/usina-de-belo-monte-algumas-vantagens-e-muitas- desvantagens-em-sua-realizacao/m_01/)
a) A obra implicará a relocalização das populações tradicionais ribeirinhas, inundação de imensa área de floresta, que provocará a perda de espécies de plantas e animais, destruição de patrimônio arqueológico, dentre outros problemas socioambientais.
b) As condições climáticas da Amazônia oriental não são propícias para a geração de hidreletricidade, pois, com os longos períodos de estiagem que são comuns nessa porção do país, o represamento do rio interromperá o fluxo d’água no trecho a jusante da usina.
c) Por a área não ser povoada, os impactos negativos afetarão apenas a dinâmica natural,