Gestão de Pessoas
Mesmo no caso das pequenas empresas que não possuem um colaborador especifico para os processos de recursos humanos o gestor da área pode assumir este papel, nas médias empresas existe um colaborador na área de recursos humanos que pode juntamente com o gestor da área realizar o treinamento.
Apresentação da estrutura física da empresa;
Apresentação dos outros colaboradores (executiva e gerente) da empresa;
Apresentação do organograma, negócio, missão, visão e valores institucionais;
Apresentação das políticas, normas e procedimentos (manual do colaborador);
Apresentação dos produtos e serviços oferecidos pela empresa;
Crie canais de comunicação direta entre os gestores e os colaboradores
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=7o4Re4sWYjc. Acessado em 04/02/2014.
WEISS, Cristina Aiach. Manual de treinamento e desenvolvimento: processos e operações.São Paulo, Pearson, 2006, p. 117-126.
A área de treinamento e desenvolvimento atua com diversas competências (como por exemplo o treinamento básico ao novo colaborador em sua entrada na empresa), desenvolve aspectos novos em seus empregados, faz a transmissão de informações do nível estratégico ao operacional, atua com pesquisas de clima e demais métodos relativos a área. Porém, nem todas as empresas conseguem entender que a área de treinamento edesenvolvimento é um centro de desenvolvimento e não um centro de custo. Após pesquisas em internet, livros e organizações verifica-se que diversas medidas podem ser tomadas como medidas de redução de