Gravitação universal
Formulação da Lei da Gravitação Universal
A lei da gravitação universal diz que dois objetos quaisquer se atraemgravitacionalmente por meio de uma força que depende das massas desses objetos e da distância que há entre eles.
Dados dois corpos de massa e , a uma distância r entre si, esses dois corpos se atraem mutuamente com uma força que é proporcional à massa de cada um deles e inversamente proporcional ao quadrado da distância que separa esses corpos. Matematicamente, essa lei pode ser escrita assim: onde
F1 (F2) é a força, sentida pelo corpo 1 (2) devido ao corpo 2 (1), medida emnewtons; é constante gravitacional universal, que determina a intensidade da força, m 1 e m2 são as massas dos corpos que se atraem entre si, medidas emquilogramas; e r é a distância entre os dois corpos, medida em metros; o versor do vetor que liga o corpo 1 ao corpo 2.
A constante gravitacional universal foi medida anos mais tarde por Henry Cavendish. A descoberta da lei da gravitação universal se deu em 1685 como resultado de uma série de estudos e trabalhos iniciados muito antes.
Tomando