porto de porto alegre
Países produtores de alimentos em larga escala e produtos de fábricas como os do setor primário, por exemplo, que precisam ser transportados em grandes quantidades, geralmente dependem do transporte marítimo, ele representa cerca de 90% dos serviços de transporte no comércio exterior. Sua grande utilização no transporte internacional de cargas é devido ao seu baixo custo. Ele é dividido em três formas de navegação: cabotagem, que se realiza entre portos do território nacional, de interior, que se realiza em hidrovias interiores podendo ser internacional ou não e de longo curso, que é realizada dos portos brasileiros aos estrangeiros. Há ainda, os tipos de serviços oferecidos pelas companhias marítimas: o regular, que é operado com uma rota comercial pré-estabelecida, o irregular, que se dispensam roteiros marítimos determinados, e é estabelecido em função das oportunidades de negócios surgidas em cada porto, e o de afretamento, usado geralmente quando há uma grande quantidade de mercadorias a serem transportadas, suficientes para ocupar todo ou parte de um veículo.
Os custos do transporte marítimo são influenciados pelas características da carga, peso, volume, fragilidade, embalagem, valor, distância entre os portos de embarque e desembarque e localização dos portos. As despesas de frete são baseadas no peso ou no volume. Já os custos portuários, cada país possui seu modelo tarifário próprio. Um navio pode transportar facilmente 30 mil toneladas de soja por exemplo. Para se ter idéia desse peso, um automóvel médio, com quatro pessoas dentro, pesa cerca de 1 tonelada.
Caminhões ou trens trazem a carga desde o lugar de produção até o porto. Ele precisa ter lugares especiais para cada tipo de carga e navio. Esses lugares especializados chamam-se terminais, ou ainda retroporto.No porto, os trabalhadores portuários e estivadores fazem a retirada de mercadorias dos navios e embarcam as que serão enviadas a outros portos.Então, pode-se dizer que um