Gelatina
Modo de Preparação: 1. Prepare a gelatina segundo as instruções do pacote.
2. Descasque o ananás e corte-o em pedaços 3. Coloque o ananás num tacho, junte o açúcar e cubra com água. Deixe ferver um a dois minutos. 4. Escorra a água e ponha o ananás numa taça. Misture a gelatina, ainda líquida, e leve ao frigorífico para gelificar. 5. Para desenformar, mergulhe a tigela por breves instantes em água quente.
Nota: Caso pretenda fazer a receita com morangos, não é necessário ferver os morangos; basta arranjá-los e juntá-los a gelatina.
O que é a gelatina? A gelatina é em geral extraída dos ossos e tecido connectivo de animais. Uma outra fonte de gelatina podem ser algumas algas. De facto, a gelatina pura é formada essencialmente por proteínas (colagénio): 84-90% de proteína 1-2% de sais minerais 8-15% de água A gelatina começou a perder o seu mistério depois de 1920, quando o físico-químico Staudinger introduziu o conceito de macromolécula, quer dizer moléculas muito longas, formadas por pequenas unidades que se repetem. No caso das proteínas, as unidades constituíntes são cerca de 20 aminoácidos, diferindo as proteínas consoante o número de amiono-ácidos que as formam e a sua sequência. Podemos imaginar estas moléculas como fios, capazes de se dobrar sobre si mesmos ou de se desenrolar, segundo as características do meio em que se encontram.
O processo de gelificação... As proteínas da gelatina, quando dissolvidas em água e arrefecidas, podem ligar-se entre si para formar uma rede tridimensional continua que se estende por toda a massa do líquido. São necessárias muito poucas moléculas assim ligadas para imobilizar uma grande quantidade de água. Assim, o gel formado é principalmente composto por água, já que 10 gramas de gelatina dão para gelificar 5 decilitros de água. Este fenómeno provoca um espessamento das misturas contendo gelatina que mantém a sua