gelatina
A gelatina consiste em quatro ingredientes básicos para sua produção, que este são: gelatina natural, água, açúcar ou adoçante artificial e sabores artificiais, corante de comida.
A gelatina é uma proteína estrutural processada chamada colágeno, que é encontrada em muitos animais, incluindo os seres humanos. O colágeno é quase 1/3 de toda a proteína do corpo humano.
Esta molécula grande e fibrosa é responsável em tornar a pele, os ossos e os tendões fortes e elásticos. A gelatina é produzida utilizando do colágeno dos ossos, cascos e tecidos de ligação de vacas ou porcos.
Para a produção da gelatina a industria tritura várias partes e dão a elas um pré-tratamento com ácido forte ou com uma base forte para quebrar as estruturas celulares e liberar proteínas, como o colágeno. Depois deste pré-tratamento, a mistura é fervida. Durante este processo, a grande molécula do colágeno acaba se quebrando parcialmente e o produto resultante é chamado de gelatina. A extração da gelatina é fácil já que durante o processo de fervura ela forma uma camada na superfície.
A gelatina por ser um produto de fácil produção é usada não só apenas como sobremesa mas também como um agente endurecedor de alimentos, emulcificante e estabilizador, alguns deles são chicletes, iogurtes, creme de leite, cream cheese, marshmallows, salsicha, sopas, molhos e molhos de carne, presunto e frango enlatados entre outros. A gelatina também é utilizada na industria farmacêutica, como por exemplo para produzir cápsulas. A gelatina que consumimos como alimento, após o processo que a torna em uma espécie de pó, e esse pó é acrescido de aromatizantes, corantes e açúcar ou adoçante.
Na temperatura ambiente, a proteína da gelatina fica na forma de um espiral triplo. Esta estrutura é organizada lembrando o DNA. [. . . “Na proteína da gelatina, existem três cadeias de aminoácidos separadas (cadeias de polipeptídeos) que se alinham e são trançadas uma em volta da outra, e o espiral é unido por