Gastronomia
RESPOSTAS
1.
O Artigo “Comensalidade através dos tempos” aborda relatos acerca da história da comensalidade e suas modificações no decorrer dos tempos.
Direciona-se para Acadêmicos devido as referências bibliográficas e também demais interessados no assunto.
2.
A Autora Bruna Delchiaro Nieble, trabalha na Universidade Anhembi-Morumbi.
3.
INTRODUÇÃO
Em registros antigos como a Bíblia já se encontra relatos que relacionam confraternização e a comensalidade. Partilhar um alimento pode ter vários significados, tipo: pactos, fechamento de contrato, confraternização, ritual, selar paz, selar compromisso. Dentro do significado da palavra comensalidade encontra-se a partilha do alimento entre duas ou mais pessoas.
SOBRE COMENSALIDADE Além de uma necessidade biológica, há por trás da alimentação um sistema repleto de simbologias que envolve representações sociais, sexuais, políticas, éticas, religiosas e outras.
Cascudo (2004) cita a arte pré-histórica por ser a responsável pelos registros da comensalidade da época, onde aparece a caça, a pesca e o ato de se alimentar em grupo. Ele ainda afirma que o alimento representa o povo que o consome, que denota a maneira de viver, o temperamento, e principalmente o ato de nutrição numa cerimônia indispensável de convívio humano.
Segundo Carvalho (2004) pode-se dizer que as refeições reforçam o grupo e é também um meio de manifestar a identidade do mesmo.
Althoff (1998) caracteriza a refeição como um dos principais sinais para selar a paz ou fazer alianças. Na idade média casamentos e batizados são exemplo sacramentados através de uma refeição.
Strong (2004) cita que para manter a paz entre ricos e as massas populares, realizava-se banquetes para aplacar e pacificar a população nas ruas de Roma II a.C., o autor ainda afirma que foi o século XIX o responsável por mudança no comportamento da nova sociedade urbana, exigidos pela rápida industrialização e que a partir de 1832 saber