Gastronomia
O Bolor ou Mofo é uma designação comum dada a fungos filamentosos e são formados por uma estrutura básica denominada Hifa que em conjunto formam um arranjo mais complexo denominado Micélio. As Hifas podem ser Septadas ( divididas em células intercomunicados através de poros ) e não Septadas com os núcleos dispersos ao longo de toda Hifa.
O Micélio é formado a partir das Hifas apresentam duas funções básicas e distintas: Afixação do bolor ao substrato e promover a reprodução; o micélio dos bolores se torna uma ferramenta prática para a diferenciação entre bolores de espécies diferentes, pois ele é responsável pelo aspecto. Geralmente uma análise macroscópica da colônia formada é suficiente para identificar pelo menos o gênero ao qual o bolor pertence.
Os Bolores são menos exigentes que as leveduras e as bactérias em relação a umidade , ph, temperatura e nutrientes, normalmente cresce em alimentos ricos em carboidratos e são em grande maioria aeróbios, crescem apenas na superfície do alimento em contato com o ar, a assimilação de nutrientes é bastante acelerada..
Dentre os gêneros de fungos, podemos destacar alguns : Aspergillus ( A. Orizae, A. Flaveis, A. Soyae) , Cladosporiu ( C. Herbarium e C. Cladosporoides ) ; Mucos ( M. Pussillus, Racemosuse Rouxil ) Penicillium ( P. Expansum, P. Italicum, P. Camembertii, P. Roquefortii), Rhiizopus ( R. Stolonifer), Claviceps ( C. Purpurea )e Fusanium . Alguns representantes dos gêneros citados são produtores de toxinas , como por exemploo fungo toxigênio Claviceps Purpurea.
Eles vivem principalmente em lugares úmidos e escuros.
Bolores crescem sobre pão velho, frutas podres, couro, madeira, papel, e muitos outros materiais.
Certos tipos de bolores são prejudiciais a saúde humana, no entanto algumas espécies deste fungo são benéficas , sendo até utilizada na culinária como na fabricação do queijo gorgonzola, Brie, Roquefort e Camembert e também na fabricação de medicamentos como a penicilina e alguns