Gastronomia
Paraná da Gente
nº
1
t
´
Pratos Tipicos Paranaenses
É com satisfação que a Secretaria de Estado da Cultura do Paraná publica este primeiro número dos
Cadernos Paraná da Gente. Este projeto reveste-se de um caráter especial para esta gestão de governo. Trata-se da reedição do projeto que começamos a desenvolver em 1993 e que, por mudanças da administração estadual, acabou por ficar relegado a um certo esquecimento, ou melhor dizendo, a um estado de latência, uma vez que, para os municípios que se envolveram naquela época, o Paraná da Gente permaneceu como uma importante ferramenta para o desenvolvimento da cultura em suas regiões.
Muitas das pessoas que estiveram à frente do processo de levantamento das condições da cultura nas cerca de 90 cidades da primeira edição do Paraná da Gente permaneceram trabalhando em suas comunidades, mantendo acesa a importância da cultura para a melhoria das condições de vida de suas populações.
Desde o ano de 2003, ao retomarmos o Governo Estadual, reiniciamos o contato com os agentes culturais espalhados pelo interior do Paraná. Trabalhamos para atualizar os instrumentos de coleta de informações, adequando-os às novas tecnologias da computação e da Internet. A Secretaria da Cultura, por não dispor de uma estrutura descentralizada nas diversas regiões do Paraná, tinha como alternativa para sua estratégia de ação no interior a sensibilização de pessoas que encarassem o desafio de realizar ações que levassem à valorização da cultura, dos artistas e das tradições locais.
O Paraná da Gente se presta bem a estes objetivos. Ao trabalhar com o levantamento do patrimônio cultural: natural, arqueológico, histórico, artístico e imaterial, oportuniza a reflexão sobre a importância da preservação destes bens pelas sociedades locais e regionais, mostrando-lhes a responsabilidade pelo seu cuidado e as oportunidades de emprego e renda que a cultura pode trazer.
Esperamos ampliar, nos próximos meses, o