Gastronomia
Curso Tecnológico em Gastronomia – 2NA
CONFEITARIA
ONG - ITÁLIA
São Caetano do Sul
2010
Confeitaria Italiana
O objetivo de nossa ONG é oferecer algumas aulas, ensinando as pessoas carentes a aprender a preparar receitas clássicas Italianas, com a finalidade de obter uma fonte de renda sustentável. A ONG conta com a colaboração de empresas em forma de doações de ingredientes para certas receitas. As preparações que são ensinadas são destinadas à venda para restaurantes e buffets.
Com o trabalho voluntário de estudantes em gastronomia, ensinamos com detalhes algumas preparações como Cannoli, Strufolli, Ravióli de Chocolate, Tiramisú e Zabaglione.
▪ Informações gerais das preparações:
← Cannoli: massa doce frita em formato de tubo, recheada de um creme de queijo de ricota (ou mascarpone), adicionado à baunilha, chocolate entre outros ingredientes alternativos.
← Strufolli: doce típico do Natal italiano. Tendo a forma de bolinhas pequenas (5-10 milímetros de diâmetro), feito de massa frita. Hoy en día es decorado con confetti dulce de diversos colores (denominados diavolilli o diavoletti ). Hoje pode ser decorado com confeitos de diversas cores.
← Ravióli de chocolate: prato tradicional italiano. Massa doce com chocolate em pó adicionado a farinha de trigo. Formato em circulo ou lua, com recheio de chocolate branco e queijo cremoso. Variações: Utilize chocolate ao leite, e polvilhe doce com chocolate ao leite ralado.
← Tiramisú: doce semelhante a um pavê, que consiste em camadas alternadas de biscoitos ingleses com café, creme preparado com queijo mascarpone, gemas leite e claras em neve, e pedaços de chocolate amargo. É recoberto com uma camada de chocolate em pó e servido gelado.
← Zabaglione: creme muito leve se obtém batendo gemas, açúcar e vinho Marsala em uma tigela colocada em banho-maria.