gastronomia
Délio Scott - 201207055204 Leonardo Zanini - 201207080594 Lorrayne Miranda - 201207089974 Tiago Souza - 201207002781
Maio-2013 Belo horizonte-MG Hipercolesterolêmia
A hipercolesterolêmica é uma condição que se caracteriza pela presença de taxas elevadas de colesterol no sangue, bem acima dos 200 mg/decilitro, o que afeta um quinto da população brasileira, especialmente as pessoas com mais de 45 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Embora tenha funções orgânicas essenciais, como a produção de hormônios, o colesterol representa um dos fatores de risco mais importantes para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, quando em excesso.
Ocorre que essa substância é transportada por lipoproteínas principalmente de baixa (LDL) e de alta (HDL) densidade. O problema está nas de baixa densidade, que levam o colesterol para a circulação e permitem que ele se deposite nas artérias – por isso, são conhecidas como colesterol ruim. Esse acúmulo forma perigosas placas de gordura que, com o tempo, podem ser precursoras de uma obstrução do fluxo sangüíneo nas artérias do coração e do cérebro, dando origem, respectivamente, ao infarto do miocárdio e ao acidente vascular cerebral, conhecido popularmente como “derrame”.
Dislipidemia é definida como a alteração dos níveis sanguíneos de lipídios (gorduras) circulantes. O aumento de alguns tipos de lipídeos no sangue está diretamente ligado com a formação de placas de ateroma nas artérias, causando obstrução na passagem do fluxo sangüíneo (aterosclerose).
Os lipídios são umas das principais fontes