Gabinete
Paulo Freire escreveu mais de 30 livros, sendo conhecido e respeitado em todo o mundo pela sua pedagogia libertadora e militância política. Contra seu método de alfabetização surgiram muitas críticas, pois, era contra as idéias neoliberais que advogam a preparação técnica e cientifica do aluno, para lhe dar uma profissão. Isto é o esgotamento trágico da educação, pois, ele pregava a educação como pratica de liberdade e tinha nitidamente a influencia do pensamento marxista.
O Método Paulo Freire não se detém na mera alfabetização tradicional, baseada principalmente no uso da cartilha, a qual ele rejeita categoricamente no aprendizado da leitura e da escrita. Ele defende e incentiva o posicionamento do adulto não alfabetizado no meio social e político em que ele vive, ou seja, no seu contexto real.
Sua metodologia é fruto de muito tempo de gestação e meditações de Paulo Freire no âmbito da pedagogia. Ele se preocupava particularmente com os adultos que habitavam as áreas socialmente excluídas, tanto nas cidades quanto no campo, em Pernambuco. O mestre se posiciona ao lado de seus aprendizes para que juntos possam organizar as atividades desenvolvidas nas classes, todas baseadas no debate de temáticas sócio-políticas,