Fontes e Gabinetes
CURSO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
FONTES E GABINETES
PRAIA GRANDE
2014
Introdução
Fontes:
Por se tratar de um dispositivo elétrico o computador precisa de eletricidade para que todos os seus componentes funcionem de forma adequada. O dispositivo responsável por prever eletricidade ao computador é a fonte de alimentação. De forma Bastante sucinta poderíamos dizer que a principal função da fonte de alimentação é converter a tensão alternada fornecida pela rede elétrica presente na tomada de sua casa ou escritório (também chamada CA ou AC) em tensão contínua (também chamada CC ou DC). Em outras palavras, a fonte de alimentação converte os 110 V ou 220 V alternados da rede elétrica convencional para as tensões contínuas utilizadas pelos componentes eletrônicos do computador, que são: +3,3 V, +5 V, +12 V e -12 V (tensões alternadas variam pelo mundo e mesmo no Brasil variam de cidade a cidade; o termo “110 V” é usado para representar às tensões de 110 V, 115 V e 127 V, já o termo “220 V” é usado para representar às tensões de 220 V, 230 V e 240 V). O Japão é o único país cuja tensão alternada está fora deste intervalo, operando a 100 V.
Gabinetes:
Um gabinete de computador (também conhecido como "case", "caixa", "chassis" ou "torre") é o compartimento que contém a maioria dos componentes de um computador (normalmente excluindo o monitor, teclado e mouse). Um case de computador às vezes é referido metonimicamente como CPU, referindo-se a um componente situado dentro da caixa. CPU era um termo comum nos primeiros computadores domésticos, quando outros periféricos da placa-mãe normalmente eram alojados em seus próprios cases separados.
Cases geralmente são construídos em aço (muitas vezes SECC — aço eletro galvanizado, laminados a frio, e bobina) ou alumínio. Plástico é por vezes utilizado, e outros materiais, como madeira e mesmo blocos de Lego apareceram em cases construídos em