Gabinete de Segurança
Gabinete de Segurança Institucional
Pela Medida Provisória (MP) nº 1.911-10, de 24 de setembro de 1999, que altera dispositivos da Lei nº 9.649, de 27 de maio de 1998, passou a Casa Militar a chamar-se Gabinete de Segurança Institucional: no art. 24-A, criou-se o cargo de Ministro Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.
Ministro do gabinete
O atual ministro-chefe é o general de exército José Elito Carvalho Siqueira que sucedeu o também general de exército Jorge Armando Félix.
O general José Elito nasceu em 26 de novembro de 1946 e incorporou às Fileiras do Exército em 15 de abril de 1964, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada em Campinas - SP. Foi declarado Aspirante-a-Oficial em 20 de dezembro de 1969, sendo classificado no Regimento Escola de Infantaria, sediado no Rio de Janeiro - RJ. Foi promovido ao posto atual em 31 de julho de 2007.
O ministro Elito realizou alguns cursos militares no país e no exterior. Entre eles estão: Comando e Estado-Maior do Exército; Comando e Estado-Maior (Inglaterra); Paraquedista Britânico e Senior Mission Leadership Course (Suécia) e Forças Especiais. Além disso, ele exerceu os cargos e funções de Instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras, da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, Comandante do 28º Batalhão de Caçadores, sediado em Aracaju - SE, Comandante da Polícia Militar do Estado de Alagoas, Adido Militar do Exército e da Aeronáutica (ADIExAer) na África do Sul e Oficial de Gabinete do Ministério do Exército e da Casa Militar da Presidência da República, Brasília - DF.
Como Oficial-General exerceu alguns cargos. Entre eles estão: Comandante de Aviação do Exército, Taubaté - SP; Comandante da 6ª Região Militar, Salvador - BA; Comandante da Força de Paz no Haiti (MINUSTAH), no período de janeiro de 2006 a janeiro de 2007;