Física e Química A resumo inicial
O GPS (Sistema de Posicionamento Global, “Global Positioning System”) é um sistema de posicionamento por satélite que consiste numa constelação de 24 satélites em órbita terrestre, em seis planos diferentes e, que permite determinar a posição de um recetor colocado em qualquer ponto do globo terrestre ou em órbita.
Cada um dos satélites GPS demora 12 horas a dar uma volta à Terra e emite um sinal eletromagnético na gama de frequências rádio que pode ser captado por recetores GPS situados na Terra.
As principais aplicações do GPS são as seguintes: localizar qualquer ponto da Terra; conduzir, fornecendo informação precisa sobre um dado percurso; navegar, fornecendo informações quer a barcos ou aviões; mapear para a criação de mapas mais rigorosos.
O recetor, para determinar a sua posição, recorre ao método de triangulação:
O recetor calcula a distância d1 ao satélite 1, em que a posição do receptor poderá ser qualquer ponto pertencente à esfera.
O recetor calcula a distância d2 ao satélite 2, em que a posição do recetor é equivalente aos pontos situados no círculo de interseção das duas esferas.
O recetor calcula a distância d3 ao satélite 3, em que a posição do recetor poderá apenas coincidir com os dois pontos resultantes da interceção das três esferas. Desses dois pontos, poderá ser excluído um, pois chega-se à conclusão que esse ponto encontra-se longe da Terra ou do recetor.
Para calcular a distância entre o recetor GPS e o satélite, faz-se o seguinte:
O satélite emite um sinal que contém informação sobre a sua posição na órbita e “ a hora” t marcada no seu relógio atómico.
O receptor recebe o sinal no instante t + t que coincide com a “hora” marcada no seu relógio de quartzo.
Como o sinal se desloca à velocidade da luz (), o receptor calcula a distância d, que o separa do satélite, através da expressão:
A medição do tempo é calculada através de relógios que produzem oscilações regulares. Estes podem ser:
Os relógios mecânicos são