Resumo de QUANDO NIETZSCHE CHOROU
NATAL, RN
NOVEMBRO DE 2013
TRANSTORNOS DE HUMOR
QUANDO NIETZSCHE CHOROU
Baseado no best-seller e premiado romance de Irvin Yalom, o filme “Quando Nietzsche Chorou” relata um dos transtornos de humor mais conhecidos, a depressão. O filme conta a história de um fictício encontro entre o filósofo Friedrich Nietzsche e o médico Josef Breuer, professor de Sigmund Freud, quando ambos encontravam-se em fases atormentadas: Nietzche apresentava tendências suicidas e ainda não era conhecido, enquanto Breuer estava passando por uma crise por ter se envolvido com uma de suas pacientes, Anna O. Lou Andreas-Salomé, única paixão da vida de Nietzsche e namorada de Paul Rée, procura dr. Breuer para que ele trate do famoso filósofo com a sua nova e controversa técnica de terapia através da fala, sem que este se dê conta de que está passando por uma sessão de terapia. Para convencer Nietzsche a permanecer em Viena, dr. Breuer inventa uma tática engenhosa: diz que vai tratar a parte física de Nietzsche, que sofria de enxaquecas terríveis, enquanto este o ajuda a entender seus próprios problemas através da filosofia. Ambos os homens passam, então, a encontrar-se todos os dias e suas vidas mudam bruscamente.
CASO CLÍNICO
Friedrich Nietzsche, após decepções amorosas, se encontra em desespero e sofrimento profundo. O desespero o faz apresentar tendências suicidas e medo da morte, visto que perdeu seu pai muito cedo. Por não ter obrigações com ninguém, relatava não sentir estresse em sua vida, porém, esta seria uma forma de se sentir isolado. Nietzsche possuía muitas vontades, como ter amigos, afetos, querer ser autossuficiente, mas devido aos seus anseios e decepções, acabava reprimindo-se e manifestando-se de outras formas. Além disso, possuía crises de enxaquecas violentas.
A DOENÇA
O termo depressão tem sido empregado erroneamente para designar tanto um estado afetivo normal (a tristeza), quanto um sintoma, uma síndrome e uma