P5 Evelly

1737 palavras 7 páginas
Adsorção
Experimento 5
Evelly Alves Correia dos Santos

Departamento de Engenharia Química, Curso de Química Industrial, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil

Professor: Luciano Costa Almeida/Eliane Medeiros

Data da prática: 12/05/2015; Data de entrega do relatório: 07/07/2015

Resumo
Um processo no qual onde uma as partículas gasosas, líquidas ou sólidas interagem com as partículas do adsorbato e a superfície do adsorvente, causando assim uma aderência, pode ser definida como Adsorção.
Palavras chaves: Adsorção; Isoterma; Adsorbato;
Sumário
Resumo 1
Introdução 1
Metodologia 1
Resultados e Discussão 2
Conclusão 3
Referências 3
Questões 4

Introdução Adsorção é um processo de acumulação e concentração seletiva de um ou mais constituintes contidos num gás ou líquido sobre superfícies sólidas. O material sobre o qual ocorre a adsorção chama-se adsorvente, e a substância adsorvida é o adsorbato[1]. A formação de uma camada adsorvida numa superfície não é um processo instantâneo, mas é geralmente governada pela velocidade de difusão da substância tensoativa através da solução, em direção à interface. Existem vários modelos que resultam em equações que servem para quantificar o adsorbato presente no processo a uma data temperatura. Estas equações são chamadas isotermas de adsorção. As isotermas de adsorção são curvas obtidas a partir da quantidade de soluto adsorvido em função da concentração deste soluto.
Tipos de isotermas: qe é quantidade máxima de soluto retida noadsorvente no equilíbrio e Ce é a concentração de equilíbrio→Isoterma linear: que sai da origem indica que aquantidade adsorvida é proporcional a concentraçãodo fluido, não indicando uma capacidade máxima paraadsorção.
→Isotermas côncavas: são chamadas favoráveis, por extrair quantidades relativamente altas mesmo em baixos níveis de concentração de adsorvato no fluido.
→Isotermas convexas: são chamadas desfavoráveis ou não favoráveis devido à sua baixa capacidade de

Relacionados