Documento 7
1
Contributos para o conhecimento da estrutura interna da Terra:
-contributos da sismologia:
Para os primeiros estudos da estrutura interna da terra contribuíram grandes sismos, que permitiam estabelecer, um modelo em camadas concêntricas -crusta,manto,nucleo.
Mais tarde, as ondas sísmicas precisaram deste modelo, para permitirem conhecer, com rigor, o foco e a quantidade de energia libertada.(atividade pag-205)
Em 1906, Oldham verificou que as ondas p , registadas no polo oposto ao epicentro de um determinado sismo, se encontravam atrasadas em comparaçao as que estavam proximas do epicentro.
Admitiu-se ,assim,a existencia de um nucleo,assinado por um descontinuidade no interior da geosfera , isto é,por uma mudança radical na propriedades e na composiçao dos elementos que constituem o seu interior.
Para cada sismo existe um setor da superfície terresrte onde é impossivel registar ondas sismicas diretas , isto é, ondas com origem no foco e que atinguem a superficie da geosfera sem sofrerem reflexões nem refrações.
Podemos definir 3 formas de desenvolvimento de uma onda sismica:
1. onda direta- é a onda inicial,com origem no foco sismico e que nao interage com nenhuma superficie de desocntinuidade,nao sofrendo,por isso, reflexões e refrações.
2. onda refletida-é a nova onda que se propaga, a partir de uma superfície de descontinuidade,em sentido contrario e no mesmo meio em que a onda inicial se estava a propagar. 3. onda refratada- é a onda transmitida,por uma superficie de descontinuidade, para o segundo meio.
A fronteira que assinala o início do núcleo dá-se o nome de descontinuidade de Gutenberg.
Numa superficie de descontinuidadem que assinala a separaçao entre dois meios com propriedades elasticas distintas-rigidez,densidade e incompressibilidade-as refrações e reflexões das ondas que nela incidem ocorrem segundo angulos determinados, originando zonas de sombra sismica.
(Página