Circuitos Concentrados 1
1
CIRCUITOS ELÉTRICOS
CIRCUITOS CONCENTRADOS – TÉCNICAS DE SIMPLIFICAÇÃO
Um dos objetivos deste tópico é apresentar métodos de simplificação na análise de circuitos mais elaborados.
Um destes métodos são a aplicação do Princípio da Superposição para redes lineares e a simplificação sucessiva de redes pela eqüivalência das fontes de tensão e de corrente.
O método de substituição de parte de um circuito por um equivalente simplificado é bastante desejável. Isto nos será permitido pelos teoremas de
Thevenin e de Norton.
1. LINEARIDADE E SUPERPOSIÇÃO
O princípio da superposição estabelece que a resposta em qualquer ponto de um circuito linear que tenha mais de uma fonte independente pode ser obtida com a soma das respostas originadas pela ação de cada fonte independente agindo sozinha. Circuito linear é um circuito composto inteiramente de fontes independentes, fontes dependentes lineares e elementos lineares.
1.1. PRINCÍPIO DA SUPERPOSIÇÃO
“Em qualquer rede resistiva linear que contenha várias fontes, a tensão ou corrente, em qualquer resistor ou fonte, pode ser obtida somando-se algebricamente todas as tensões ou correntes, causadas pela ação individual de cada fonte independente que exista no circuito, sendo todas as outras fontes de tensão independentes substituídas por curto-circuito e as fontes de corrente independentes substituídas por circuitos abertos”.
No entanto, fontes dependentes não são feitas iguais a zero e permanecem no circuito.
Por esta razão, a superposição nem sempre nos conduzirá a uma solução mais simples.
Exemplo
Determinar a tensão V 0 na rede da figura 1
Figura 1
C E 4 CIRCUITOS ELÉTRICOS – CIRCUITOS CONCENTRADOS – TÉCNICAS DE SIMPLIFICAÇÃO
2
Aplicando o princípio da superposição, resolvemos inicialmente o circuito, com a fonte de corrente de 3 A operando como mostra o circuito da figura 2.
Figura 2
2V x' = 4( I1' − I 2' ) + 2 I 1'
As equações para esse