APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DE DIAGNÓSTICO DE UNIDADES INDUSTRIAIS
Maria Lúcia M. de Oliveira(1); José Aury de Aquino(1); Maurílio Dias Fernandes(1)
Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear - CDTN/CNEN – mlmo@urano.cdtn.br
Luiz Antônio da Fonseca (2)
FOSFÉTIL – fosferti@zaz.com.br
RESUMO
A viabilização da indústria mineral brasileira, frente à globalização da economia mundial, está intimamente relacionada à otimização de seus processos produtivos visando a redução dos custos de investimento e operacionais e o melhor aproveitamento de suas reservas. Para otimização dos processos produtivos, é de fundamental importância a determinação do diagnóstico do desempenho das unidades industriais. Esse diagnóstico é realizado a partir de uma análise crítica do rendimento e da qualidade dos produtos em função das condições operacionais e de processo.
A primeira etapa dessa avaliação consiste na amostragem dos diversos fluxos que compõem o circuito seguida da caracterização química, granulométrica e mineralógica. O balanço de massa e metalúrgico é determinado a partir dos resultados das análises químicas dos diversos fluxos, utilizando a metodologia desenvolvida por Smith e Ychiyen (Smith e Ychiyen, 1973). Utilizando os resultados do balanço de massa são determinadas as eficiências das diferentes etapas do circuito. Com base nos resultados do diagnóstico são identificadas as etapas de maior importância no processo e indicados os pontos passíveis de modificações para se promover melhorias nos rendimentos e nos teores do produto final.
Utilizando essa metodologia foi realizado o diagnóstico da unidade industrial da Ultrafértil em Catalão - GO. Esse diagnóstico permitiu identificar pontos críticos de recuperação e seletividade do processo indicando alterações nas condições operacionais dos circuitos que poderão levar a melhorias significativas nos seus rendimentos globais.
INTRODUÇÃO
A avaliação do desempenho operacional de toda