Pilha de Alessandro Volta
PILHA DE VOLTA – ALESSANDRO VOLTA
CAMPO GRANDE
2014
E. E. PROF. SEVERINO DE QUEIROZ
ANDERSON FERNANDO DE SOUZA DUARTE
PILHA DE VOLTA – ALESSANDRO VOLTA
Trabalho de Física para a obtenção de nota na disciplina citada na Escola Estadual Prof. Severino de Queiroz. Orientado por: Professor Vitor Petry.
CAMPO GRANDE
2014
RESUMO
Duarte, A. Caracterização da Pilha de Volta. Campo Grande, 2014. O seguinte trabalho apresenta conteúdo relacionado à pilha de Volta, feita por Alessandro Volta, por volta de 1800, movido pelo desejo de aprender Física ele desenvolveu pesquisas na área da eletricidade. A invenção que mais lhe trouxe créditos foi a pilha elétrica, em 1800. Ele causou uma enorme agitação no mundo científico quando empilhou discos alternados de zinco e cobre, separando-os por pedaços de tecidos embebidos em solução de ácido sulfúrico.
Palavras-chave: Pilha, zinco, prata, ácido, eletricidade, energia.
INDICE DE ILUSTRAÇOES
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Em meados do século XVIII, era grande o interesse pelos fenômenos elétricos na Europa e, é nesse ambiente que Alessandro Volta nasceu, realizou pesquisas com a eletricidade e, principalmente, construiu seus aparatos. Neste trabalho procurei apresentar algumas concepções químicas de Volta no que diz respeito à pilha. Uma das possíveis motivações que levaram Volta a construção da pilha foram as discussões sobre a teoria da eletricidade animal proposta por Luigi Galvani. Após algumas investigações, Volta estabelece experimentalmente uma relação entre certos materiais, e posteriormente elabora a teoria de contato em contraposição à teoria de eletricidade animal. A busca de volta pelo entendimento da natureza de eletricidade gerada pelo seu eletromotor está diretamente