GESTÃO DE ESTOQUE
Se considerarmos a capacidade de distribuir como um dos pontos essenciais em uma organização, sendo o carregamento dos produtos acabados uma parte fundamental do processo de distribuição, entenderemos a necessidade de uma Gestão eficiente e eficaz dos estoques de matéria prima, material em processo e finalmente o estoque do produto acabado. Identificar eventuais problemas na área de estoques de uma organização como também utilizar ferramentas apropriadas para melhorar o desempenho dos mesmos nos remetem a importância da busca constante de soluções inteligentes, para corrigir suas deficiências e aumentar o seu nível de desempenho frente às necessidades operacionais e consequentemente aperfeiçoar a capacidade de se estocar minimizando os impactos financeiros nas organização, a falta dos produtos em estoque e aperfeiçoando as repostas para um mercado cada vez mais exigente e competitivo.
A logística esta cada vez mais presente no meio corporativo, deixando de lado a idéia de uma área apenas voltada para carregamento e movimentação, para atuar diretamente nas estratégias do negocio, visando sempre diminuir custos e aumentar os resultados.
Bowersox e Closs (2001) definem logística como área de operação que nunca para e ocorre em todos os lugares do mundo com a finalidade de tornar possível a disponibilidade de produtos e serviços em qualquer local onde forem necessários.
O conceito da gestão de estoques esta diretamente relacionado com a necessidade de interação das áreas correlacionadas a área de estoques, como por exemplo o departamento de compras e os fornecedores. Dessa forma uma gestão bem realizadas contribui de forma pratica e positiva para todos os envolvidos nessa cadeia.
Ching (2011) define gestão de estoque não apenas como um meio de reduzir custos, mais se colocada em pratica como um conceito integrado a gestão de estoques se torna uma ferramenta de estratégia fundamental para a sobrevivência do negocio.
Para