Lançamento de projéteis
Engenharia Química
Física Experimental I
Santiago Esteban Perez Bergliaffa
MOVIMENTO DE PROJÉTEIS
2º PERÍODO
Em 2013.I
Instituto de Química
Engenharia Química
Física Experimental I
Santiago Esteban Perez Bergliaffa
MOVIMENTO DE PROJÉTEIS
RESUMO
Neste experimento um lançador de projéteis foi utilizado com o objetivo de verificar o alcance horizontal máximo no lançamento de um projétil através de medições com ângulos de lançamento distintos.
1. INTRODUÇÃO
Um projétil é um corpo ao qual, em consequência de um impulso, pode ser comunicada velocidade e dada determinada direção.
Denominamos movimento dos projéteis como sendo o movimento livre de um corpo lançado num campo gravitacional uniforme, onde a aceleração da gravidade é constante e vertical, sendo desprezível a resistência do ar. Ao lançamos um projétil a sua aceleração será apenas a da gravidade e o seu movimento poderá ser sempre decomposto em dois movimentos, sendo um horizontal e outro vertical.
O movimento de horizontal de um projétil será uniforme quando não existir aceleração com componente horizontal (tento assim que o componente horizontal da velocidade do projétil é constante). O movimento vertical de um projétil será uniformemente variado e terá uma aceleração igual à da gravidade.
Figura 1 – Trajetória.
2. PARTE EXPERIMENTAL
2.1. MATERIAIS UTILIZADOS
Lançador de projéteis e bola de plástico
Trena (fita métrica)
Papel carbono
Papel branco
Figura 2 – Lançador de projéteis.
2.2. MÉTODOS EXPERIMENTAIS
Para determinar a velocidade inicial da bola, coloca-se a bola de plástico no lançador e regulando-o para um lançamento médio. Faz-se um lançamento para localizar onde a bola atingirá a mesa. Nesta posição, fixa-se uma folha de papel branco com uma folha de papel