Física do Wakeboard
Wakeboard
Artur Pinto dos Santos Neto¹
¹Instituto Federal Rio Grande do Sul- campus Osório (IFRS) – Brasil arturpintoneto@yahoo.com Este artigo abordará sobre as relações do conteúdo de Física e Matemática com o Wakeboard. Eu escolhi este assunto pois já tive a oportunidade de praticar e ,como praticante, resolvi fazer sobre algum esporte náutico desta categoria pois tinha concepção de que teria muita Matemática e consequentemente Física.
1.
Primeiramente, o wakeboard é uma mistura de esqui e surf, uma espécie de snowboard na água. Porém, sem esquis duplos, usa-se somente uma única prancha, muito semelhantes a de surf tradicional.
A prancha deve estar de acordo com o peso e o tamanho do atleta. Porém, geralmente as medidas são: 1,35m de comprimento, 45cm de largura e sua espessura é de 1cm. Ela é ideal para a prática do desporto e possibilita uma maior velocidade e aproveitamento nas manobras.
Tabela 1. Pranchas adequadas à massa:
Tamanho da Prancha (em cm)
132 e 134
135 e 136
137 e 138
139 e 140
141 e 142
143 e 144
Massa do praticante (em kg)
Até 70
Até 80
Até 90
Acima de 90
Acima de 95
Acima de 100
Na prancha existe três quilhas, e a composição das quilhas tem influência nas manobras. Quilhas centrais funcionam como eixo para manobras de rotação e quilhas paralelas proporcionam estabilidade tanto no salto como na aterrissagem. O tamanho delas também tem influência , em geral quanto maior a superfície, melhor ela trava a prancha na água. Uma quilha alta com base curta é aproximadamente o mesmo que uma quilha curta com base longa, porque elas têm uma área de superfície em quantidades similares.
Atualmente, a tendência é utilizar as quilhas paralelas com bases longas e com pouca altura. Normalmente, as quilhas seguem o padrão internacional da altura (h) medida em polegadas (cada polegada =~ 2,54cm) e a distância entre os furos para fixá-las na prancha é o