Trabalhos
Disciplina de Educação Física
Ano Lectivo 2012/2013
Índice
Introdução 3 Desenvolvimento 4 Conclusão 7 Bibliografia 8 Anexos 9
Introdução
Ao realizar deste trabalho eu espero dar a conhecer este desporto aquático que é o Wakeboard e que não é muito falado no dia-a-dia. Os desportos mais comuns são o surf, o esqui aquático e o snowboard e o wakeboard é um pouco destes três juntos. Eu escolhi este tema de trabalho porque, como já disse, não o acho muito popular, pelo menos não tanto como o surf.
Desenvolvimento
O Wakeboard, desporto aquático, foi inventado a partir de outros desportos radicais, tais como o surf, esqui aquático e snowboard. O Wakeboard é praticado à superfície da água, sob uma prancha com fixações assim como no snowboard.
O desportista é puxado por barcos a motor, normalmente lanchas, entre uma velocidade de 17 a 25 km/h, dependendo do tamanho da placa, do peso do desportista, do tipo de manobras que o desportista pretende fazer e a velocidade a que o desportista se sente mais confortável. Esta velocidade pode também depender do ano, marca e modelo do barco, porque alguns barcos, aqueles que não são próprios para este desporto, criam um rasto de tamanho diferente que o desportista pode não se sentir confortável. Hoje em dia já há barcos próprios para este desporto. Como se pode verificar, não é fácil para quem está a conduzir o barco, para o fazer tem de o fazer bem.
Antes deste desporto ter sido inventado, os surfistas, nos dias de poucas ondas, praticavam o surf com as próprias pranchas mas com fixações para os pés. Era como uma alternativa ao surf quando as condições para o tal não fossem favoráveis.
A forma como os modelos das pranchas são construídos beneficia a velocidade e o melhor aproveitamento das ondas, benefícios estes que ajudam o wakeboarder a ter maior sucesso nas suas manobras.
Wakeboard no Mundo
O Wakeboard é organizado pela International Waterski & Wakeboard Federation