Esporte de Aventura
Esporte é uma atividade física sujeita a determinados regulamentos e que geralmente visa à competição entre praticantes. Para ser esporte tem de haver envolvimento de habilidades e capacidades motoras, regras instituídas por uma confederação regente e competitividade entre opostos. As modalidades esportivas podem ser coletivas, duplas ou individuais.
Já a palavra aventura - do latim adventūrus (o que advirá), remete a algo diferente, ao desafio, a certo risco capaz de proporcionar a sensação de prazer, liberdade e superação pessoal, que varia de acordo com a expectativa de cada pessoa e do nível de dificuldade de cada atividade.
Sabendo as definições de esporte e aventura, podemos definir esportes de aventura, que são caracterizados como esportes que possuem maior grau de risco físico, com a presença de um esportista que conhece a atividade a ser praticada com possibilidade de ser lazer, competição ou recreação.
Os praticantes de esportes de aventura apreciam o contato direto com a natureza e com seus limites, aproximando da ideia de liberdade e é visto como uma saída para o stress do cotidiano.
Os pré-requisitos para a prática de um esporte de aventura são espírito aventureiro e um pouco de coragem, já que vários desses esportes têm como cenário, por exemplo, corredeiras turbulentas, matas fechadas e/ou o abismo. Muitos confundem esportes de aventura com turismo de aventura, mas existem diferenças fundamentais entre elas. Uma delas é que o turismo de aventura refere-se à atividades turísticas com caráter recreativo, que envolvam práticas de esportes de aventura e risco no meio natural com caráter não competitivo e com fins comerciais e não é necessário domínio no que irá se realizar.
Esportes de Aventura Turismo de Aventura
Arvorismo, Mergulho, Wakeboard, Canoagem, Camping, Trekking, Rapel, Mountain Bike, Bungee Juping, Asa-delta, Snowboard, Rafting, entre outros.
(Predomínio da língua estrangeira, pois maioria