etica profissional
SERVIÇO SOCIAL – EAD
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
FUNDAMENTOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS
Osasco
30/09/2013
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
FUNDAMENTOS DAS POLITICAS SOCIAIS
INTRODUÇÃO
O objetivo deste artigo é analisar, do ponto de vista do assistente social, sua atuação junto as políticas sociais, observando sua teoria e prática num contexto onde a questão social resulta do sistema capitalista. Nele enfatizaremos, num olhar crítico do profissional do serviço social, a teoria junto a prática das políticas sociais ofertadas pelo Estado para as classes vulneráveis da sociedade.
1.1 Conceito da palavra política
O termo política é derivado do grego antigo e se refere a todos os procedimentos relativos à pólis, ou à cidade-estado. Entende-se que política é a ciência de governar bem um povo, o Estado, através de um governo que tem seus representantes escolhidos direta ou indiretamente pelo povo. Quando se tem um estado democrático, o seus representantes são escolhidos através do voto.
Existem várias teorias sobre política e não existe ainda um consenso definitivo sobre o tema, porém a nível acadêmico, usa-se o conceito tradicional do surgimento do Estado absolutista, e que nos dicionários são interpretadas como “a arte ou a ciência do Estado ou do Governo”. Segundo a visão de Wright ,“a política é a arte de influenciar, manipular ou controlar grupos, com a intenção de avançar os propósitos de alguns contra a oposição de outros”.
Segundo dizia Aristóteles:
"Vemos que toda cidade é uma espécie de comunidade, e toda comunidade se forma com vistas a algum bem, pois todas as ações de todos os homens são praticadas com vistas ao que lhes parece um bem; se todas as comunidades visam algum bem, é evidente que a mais importante de todas elas e que inclui todas as outras, tem mais que todas, este objetivo e visa ao mais importante de