Fígado
HEPATOLOGIA E HEPATITES
Trabalho de Biologia apresentado em cumprimento às exigências do professor Arceni Marcelo Dal Piva. Turma: 1º ano do Ensino Médio.
Vitória Helena Almeida Schettini Ribeiro
Chapecó, 26 de agosto de 2013.
1 INTRODUÇÃO Os temas abordados pelo trabalho são as hepatologia e as hepatites. O objetivo da pesquisa é relatar o conhecimento sobre o fígado e suas enfermidades, as hepatites, com os tipos e características. Além disso, serão incluídos conhecimentos sobre a histologia e fisionomia hepáticas. Para realizá-lo, foi necessário seguir os seguintes passos: pesquisa bibliográfica e na Internet sobre o assunto, tradução para as línguas inglesa e espanhola, formatação no Word e Power Point e, finalmente, apresentação do trabalho em formato físico e digital.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 CONCEITO DE FÍGADO Segundo Silva (2013), o fígado é a maior glândula exócrina e endócrina do corpo humano, que está localizado no lado direito do abdômen. Apresenta um peso médio de 1,5 quilogramas, que pode variar de crianças a adultos e de homens para mulheres.
O fígado é um órgão maciço, constituído por células chamadas hepatócitos. É a maior glândula do organismo e está localiza-se imediatamente abaixo do diafragma, na parte superior do abdômen. Recebe o sangue venoso, que vem do aparelho digestivo através da veia porta e armazena cerca de treze por cento de todo o sangue corpóreo. (LÓPEZ, MEDINA e MAGALHÃES, 2013, p. 3).
2.2 EMBRIOLOGIA HEPÁTICA
Segundo Nélida Cabral (2008/2009), a origem embriológica do fígado origina-se de um dos folhetos germinativos, chamado endoderme, do qual também dá origem a outros órgãos do trato digestivo, como estômago, intestino, entre outros. No embrião, formam-se o divertículo hepático, porção caudal do intestino anterior a quarta semana. Essa porção vai formar o fígado, a vesicular biliar e as vias biliares. O divertículo se expande para o septo tranverso,