tipos de facies semiologia
São Luis- Ma
2014
Trabalho apresentado ao professor Técnicos e Semiológicos da Enfermagem
Curso: Enfermagem
São Luís - Ma
2014
Introdução
De um modo geral os estados fisiológicos e os patológicos refletem-se nas fáceis. Os doentes melancólicos, os preocupados, os excitados, os apavorados, os tristes, os que sofrem dores intensas, estampam seus males na fisionomia de tal de modo que prescindem de qualquer explicação. Também são características as expressões do conjunto de caracteres de forma e de configurações, que assinalam a fáceis, é condicionado pelos os ossos, músculos e peles, da parte anterior,elementos que influem na estática e na dinâmica da fisionomia.Variabilidade da expressão fisionômica está em relação,principalmente,com o trofismo,o tônus,a coloração da pele e a motilidade dos músculos mímicos.A configuração e a expressão facial podem prestar grande auxilio ao diagnostico clinico. Seria interminável citar todas as fácies descritas.
Fácies
É o conjunto de dados exibidos na face do paciente,é a resultado dos traços anatômicos mais a expressão fisionômica.Não apenas os elementos estáticos,mas,e principalmente ,a expressão do olhar,os movimentos das asas do nariz e aposição da boca.
Certas doenças imprimem na face traços características, e algumas vezes o diagnostico nasce da simples observação do rosto do paciente.
Os principais tipos de fáceis são:
Fáceis normal ou atípica
Fáceis mixedematosa
Fácies hipocrática
Fácies renal
Fáceis leonina
Fáceis adenoidiana
Fáceis parkinsoniana
Fáceis basedowiana
Fáceis acromegálicas
Fáceis da depressão
Fáceis pseudobulbar
Fácies da paralisia facial periférica
Fácies miastenica ou de