Fígado
O fígado é um órgão bastante grande que se encontra posicionado no lado direito, abaixo do diafragma. É dividido em duas regiões principais: lobos direito e esquerdo. Na face inferior do lobo direito estão os pequenos lobos caudado e quadrado.
Os lobos direito e esquerdo estão separados por uma prega de peritônio chamada ligamento falciforme, que prende o fígado à parede abdominal anterior.
O ligamento falciforme continua na face superior do fígado com o ligamento coronário, uma dobra de peritônio parietal que prende o fígado à face inferior do diafragma.
O fígado recebe sangue de duas fontes: a artéria hepática, que transporta sangue oxigenado proveniente da aorta, e a veia porta hepática, que transporta sangue venoso proveniente do trato digestório, do pâncreas e do baço.
O sangue proveniente da veia porta hepática contém uma elevada concentração de nutrientes absorvidos no intestino como resultado da digestão. Estes nutrientes são alterados de várias maneiras conforme o sangue atravessa o fígado.
Aproximadamente 1.500 ml de sangue atravessam o fígado a cada minuto, dos quais
1.100 ml chegam pela veia porta hepática e
400 ml pela artéria hepática.
O fígado está composto de inúmeros compartimentos hexagonais chamados lóbulos hepáticos. Nos cantos desses compartimentos encontra-se um ramo da veia porta hepática, um ramo da artéria hepática e um dúctulo biliar, sendo que estas três estruturas constituem a tríade hepática.
O aspecto mais incomum da circulação hepática é que os ramos tanto da artéria hepática como da veia porta hepática drenam para os mesmos sinusóides, que assim contém uma mistura de sangue arterial e venoso.
Os sinusóides estão revestidos por um epitélio que é altamente permeável, permitindo desta forma, que as substâncias absorvidas no intestino possam deixar o sangue livremente e
entrar nas células hepáticas (hepatócitos), onde são mobilizados e modificados.
Estão presentes também, entre os hepatócitos,