Métodos ahp
Invariavelmente defrontar-se-á com conflito que se configura em decorrência de diversos fatores tais como: falta de clareza da estratégia do negócio, oportunidade de TI que não são perfeitamente compreendidas pelos pares na organização em virtude de diferentes prioridades e interesses políticos e por vezes conflitantes (Shimizu, 2001).
Analisando esse complexo cenário, elegeu-se o Método AHP (Analytic Hierarchy
Process) desenvolvido por Thomas L. Saaty (1991) para base da ferramenta de apoio à decisão que se aplicará neste estudo. Os problemas de decisão em TI são classificados como problemas não estruturados com decisões em nível estratégico e com múltiplos critérios definidos tanto quantitativa como qualitativamente, e apresenta como o método mais apropriado o Analytic Hierarchy Process (AHP), conforme Shimizu (2001).
O Método AHP, em síntese, assume que um conjunto de critérios tenha sido estabelecido, e que está tentando estabelecer um conjunto normalizado de pesos para ser usado quando as alternativas que usam critérios estejam sendo comparadas. Envolve três fases para resolver o problema de decisão:
1 - Decomposição - O princípio da decomposição pede a construção de uma rede hierárquica para representar um problema de decisão, representando o topo o objetivo global e os mais baixos níveis representam os critérios, subcritérios e alternativas; 2. Julgamentos comparativos – Solicita-se aos participantes do grupo de decisão a construção da matriz de comparação em cada hierarquia comparando pares de critérios e subcritérios. É apresentado nessa etapa uma balança de valores que variam de 1 (indiferença) a 9 (preferência extrema) para expressar a preferência de cada componente do grupo de