férias
O segredo do sucesso organizacional está cada vez mais baseado nos indivíduos, suas competências e características individuais. Identificar e perseguir novas formas de associar recursos e oportunidades de mercado é responsabilidade indispensável das pessoas para cumprir a exigência de agregar continuamente mais valor à organização.
Idéias inovadoras são formadas através de uma profunda interação entre profissionais em ambientes que possuam condições de proporcionar a criação de conhecimento (POPADIUK e CHOO, 2006). Inovação baseada em conhecimento requer que inovadores aprendam e pratiquem a administração empreendedora (DRUCKER, 1987). Filion (1999) também associa claramente empreendedorismo à inovação, quando afirma que a essência do empreendedorismo está em perceber e aproveitar novas oportunidades no âmbito dos negócios.
O estudo sobre empreendedorismo engloba o comportamento individual de identificação e criação de oportunidades, o surgimento e o crescimento da organização, o relevamento de uma indústria, a iniciativa na formação de times e a transformação organizacional (FERNANDES; SANTOS, 2008).
Partindo desse pressuposto, e tendo em vista a subjetividade do processo empreendedor, o escopo deste trabalho reside em analisar a complexidade singular do indivíduo e o envolvimento das equipes na identificação e criação de oportunidades, salientando na discussão as tipologias de conhecimento necessário, e a relevância na discussão das formas de geração da inovação, que acabam demandando por parte dos indivíduos um novo elenco de características que modelam suas competências.
O tipo de pesquisa segundo seus procedimentos é bibliográfica. Busca a atualização de conhecimentos para uma nova tomada de posição, auxiliando na compreensão