Fármacos e Medicamentos utilizados em algumas doenças.
CORTICOSTEROIDES: são um grande grupo de substâncias químicas (hormonios) produzidas pelo nosso organismo. Estas mesmas substâncias, ou seus derivados, podem ser produzidas em laboratório e utilizadas para o tratamento de várias doenças.
Estes medicamentos também são conhecidos pelo nome de glicocorticóides, mas a sua designação mais corrente é de corticosteróides (CS). São medicamentos que atuam de forma muito rápida e potente suprimindo a inflamação através da interferência com as reações imunológicas de uma forma complexa. São frequentemente utilizados para obter uma melhora rápida dos sintomas antes que outros tratamentos utilizados em combinação possam começar a atuar.
Além de alterar a imunidade (são imunossupressores) são anti-inflamatórios potentes, e estão também envolvidos em muitos outros processos de regulação do nosso organismo como, por exemplo, na função do coração e dos vasos, nas respostas ao stress, no metabolismo das gorduras, dos açucares e da água, e na regulação da pressão sanguínea, entre outros.
Paralelamente aos seus efeitos terapêuticos potentes, existe o risco de numerosos efeitos adversos graves , associados particularmente ao tratamento a longo prazo com os CS, sendo por isso muito importante que o médico seja experiente quer na doença, quer nas formas de melhor utilizar estes medicamentos, de modo a reduzir ao máximo possível, os seus efeitos adversos.
REAÇÕES ADVERSAS E TEMPO DE USO: Dois tipos principais de efeitos adversos podem ocorrer: os resultantes do uso prolongado de doses altas, e os devidos ao abandono precipitado do tratamento.
Se os CS forem tomados continuamente durante mais de um mês não podem ser interrompidos de repente, pois isso poderá causar problemas muito graves para o paciente. Estes acontecem devido à produção insuficiente dos CS do próprio organismo, que é suprimida pela administração do medicamento. A