Noções de farmacologia
Noções básicas de Farmacologia
1. História das doenças e surgimento da farmacologia
A origem das doenças, até os filósofos gregos, era quase sempre atribuída às causas sobrenaturais como castigo dos deuses ou causada por outros sob a forma de intenções ruins como “mau-olhado” ou algo semelhante. Os filósofos gregos, descontentes com essas explicações, começaram a ser questionar em relação ao surgimento das doenças, e suas possíveis causas.
As escolas médicas da antiga Grécia, como a escola de Knidos, Crotona e Kos iniciaram esse estudo das doenças, e elaboraram várias teorias. Hipócrates, estudante da escola de Kos, construiu a ideia de uma patologia geral, oposta à ideia original apresentada pela explicação sobrenatural e de que uma doença era limitada a apenas um órgão. A teoria elaborada falava que o processo de doença acontecia por uma reação à natureza, onde acontecia um desequilíbrio humoral desencadeando a doença em três fases: apepsia (aparecimento do desequilíbrio), pepsis (manifestação de febre, inflamação e pus) e crisis (eliminação da doença, sendo de forma lenta ou rápida).
Desde seus primórdios, o ser humano percebeu os efeitos curativos das plantas medicinais, notando que os vegetais de alguma forma poderiam ser usados na medicina, administrado na forma de pó, chás, banhos e outros. A utilização de plantas naturais, medicinais, identifica a fitoterapia como um segmento da farmacologia que faz uso das plantas medicinais como terapia. O Brasil, com suas vastas florestas e acervos naturais oferece base para muitos estudos na área da fitoterapia, para o surgimento de novos medicamentos naturais.
A palavra Farmacologia é derivada da palavra grega Pharmakon, e tem vários significados. Assim, a palavra farmacologia não significa apenas o uso de remédios, mas sim qualquer substância que pode ser usada como terapia, como veneno, e também de uso místico ou sobrenatural. Na antiguidade a farmacologia se