Álcoois
Os compostos que envolvem este grupo não são encontrados livres na natureza, portanto, são necessários métodos de obtenção que foram desenvolvidos em laboratório. A seguir serão identificados e explicados quais são os três métodos principais de preparação dos álcoois:
1º) Redução de aldeídos, cetonas e ácidos carboxílicos: A redução é uma reação contrária à oxidação, na qual se usa o gás hidrogênio (H2) ou pode ser utilizado um hidrogênio proveniente do Zn e HCl ou do Zn e ácido acético.
Exemplos:
*Aldeído:
*Ácido acético: O ácido é primeiro convertido em aldeído e, posteriormente, realiza-se o processo citado no item anterior.
*Cetona: Visto que este grupo funcional se encontra, por definição, entre dois carbonos, a sua redução formará álcoois secundários.
Resumindo, temos:
2º) Hidratação de alcenos: Outro meio para a produção de álcoois é uma reação entre alceno e água em meio ácido, conforme o exemplo abaixo:
Somente quando parte-se do eteno, obtém-se um álcool primário, todos os outros são secundários.
3º) Síntese de Grignard: Os compostos de Grignard são compostos do tipo:
R---MgX ou Ar---MgX em que: R= alquila Ar= arila X= halogênio
Esses compostos são muito reativos, em virtude da ionização:
R---MgX → R- + MgX+
O íon R- é chamado de carbânion e ele faz um ataque nucleofílico à outra molécula orgânica que tiver um carbocátion, ou seja, um carbono positivado. Assim, em contato com aldeídos, cetonas e ésteres, formam-se álcoois primários, secundários e terciários:
Exemplos:
*Aldeídos :
a) Metanal – produz um álcool primário:
b) Todos os outros aldeídos, que não forem o metanal, produzirão álcool secundário:
*Cetona: Será obtido álcool terciário.
*Éster: A carbonila dos ésteres reage