Fusao entre itau e unibanco
As empresas em geral têm como objetivo prestar serviços e/ou oferecer produtos para seus clientes tendo como consequência disto o lucro, mas, além disso, elas procuram fazer por onde permanecerem ativas no mercado por um tempo indefinido seguindo seus objetivos planejados dentro do contexto do mercado e de suas mudanças.
No caso das organizações Itaú (2° colocado no ranking nacional ) e Unibanco (4° colocado no ranking nacional )os objetivos antes da fusão eram manter-se competitivo no mercado financeiro dentro das fronteiras nacionais que tinham outros bancos tão poderosos quanto eles ou até mais e explorar as enormes possibilidades que o mercado brasileiro pode oferece.
2- Quais as habilidade técnicas do administrador foram utilizadas durante o processo de fusão? Justifique.
Uma fusão de empresas é algo extremamente complexo de se concretizar, ainda mais nos dias de hoje. Envolve um grande estudo por parte dos administradores que precisam ter uma visão holística do mercado e suas tendências, tanto que para acontecer à fusão Itaú-Unibanco a negociação durou 45 meses.
No caso especifico da fusão entre esses bancos as habilidades usadas pelos administradores foram todas as que são exigidas de seus cargos, que podem ser divididas entre: técnicas, humanas e conceituais. A de grande destaque foi à habilidade conceitual, porque permitiu uma visão de futuro onde os dois bancos unidos conseguiriam quebrar barreiras nunca transpostas.
A grande sacada da união entre esses bancos foi que eles unidos ultrapassariam o Banco do Brasil (que liderava o ranking dos maiores do país), e o Bradesco que era o segundo colocado e também se tornariam muito fortes como a primeira multinacional brasileira do setor financeiro, podendo a partir daí explorar o mercado internacional.
3- Quais foram as estratégias de negociação utilizadas para concluir a fusão