Tecnologia da informação x sistemas de informação
ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – Prof. Jairo Fadul
TRABALHO 01
Este trabalho deverá ser realizado em dupla e entregue na aula do dia 31/08/12
Somente para a turma da sala C-304
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO x SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
James McGee & Laurence Prusak
Nos últimos 25 Anos o mundo industrializado vem enfrentando a transição de uma economia industrial para uma economia de informação, e nas próximas décadas, a informação, mais do que a terra ou o capital, será a força motriz na criação de riquezas e prosperidade. Nesse tipo de economia, o sucesso é determinado pelo que você sabe, e não pelo que você possui. Nas décadas de 70 e 80 a General Motors aprendeu que deter o capital de maior organização industrial em todo o mundo representava pouca vantagem frente a organizações melhor informadas sobre as mudanças nas exigências dos clientes, melhor informadas sobre a forma de organizar processos de fabricação para atender a esses requisitos e mais dispostas a atuar com base em tal informação. Quaisquer vantagens competitivas que pudessem ter sido adquiridas pelas economias de escala poderiam ser contrabalançadas através do desenvolvimento e uso efetivo da informação.
Numa economia de informação, a concorrência entre as organizações baseia-se em sua capacidade de adquirir, tratar, interpretar e utilizar a informação de forma eficaz. As organizações que liderarem essa competição serão as grandes vencedoras do futuro, enquanto as que não o fizerem serão facilmente vencidas por suas concorrentes.
Conforme sugerido pelo exemplo da General Motors, a competição baseada no uso de informação não é sinônimo de investimentos em tecnologia da informação. Certamente as organizações investiram grandes somas na aplicação das tecnologias de informática e comunicação, mas isso não as transforma em concorrentes capacitadas em termos de informação. O sucesso estratégico da American Airlines, Federal