Fusão itau e unibanco em construção
É um banco brasileiro fundado em 4 de Novembro de 2008 mediante a fusão de duas das maiores instituições financeiras do país, o Banco Itaú Holding Financeira e o Unibanco. Como toda fusão trouxe uma primeira fase de muito estresse, dúvidas, ansiedades e expectativas de todas as áreas, tanto de um banco como de outro.
A união entre os dois bancos se acelerou devido à crise mundial no sistema financeiro. A medida foi bem vista por Henrique Meireles, presidente do Banco Central do Brasil, afirmando que a fusão se trata de uma iniciativa que contribui para o fortalecimento do sistema financeiro nacional na atual conjuntura do mercado financeiro internacional. Em 24 de agosto de 2009, é anunciada a junção das operações de seguro com a Porto Seguros, essa operação consiste na transferência, por parte do Itaú Unibanco da totalidade de ativos e passivos de sua carteira de seguros residenciais e de automóveis para a Itaú Unibanco Seguros de Automóvel e Residência, que por sua vez será transferida para a Porto Seguros. Em seguida, os controladores da Porto Seguros e do Itaú Unibanco criarão uma nova empresa, Porto Seguro Itaú Unibanco Participações S.A. (Psiupar), Após a conclusão das operações, o Itaú Unibanco deterá 43% da Psiupar, enquanto os controladores da Porto Seguros, o restante. A Psiupar vai deter 70% da Porto Seguro SA. O restante das ações ficará nas mãos do mercado.
1. Como será administrada a nova instituição?
A holding – sociedade criada para administrar a nova instituição – terá um modelo de governança compartilhada. O presidente do conselho do Itaú Unibanco Holding será Pedro Moreira Salles, atualmente no Unibanco, e o presidente executivo será Roberto Egydio Setúbal, do Itaú. No total, o Conselho Administrativo será composto por 14 membros – seis dos quais indicados pelo Itaú e pela família Moreira