Sistema locomotor
( APH )
NOME: RAFAEL SERRANETO DE MORAES. CURSO: BOMBEIRO CIVIL HORARIO: SÁBADO
SUMARÉ 2012
Sistema Nervoso
O sistema nervoso é dividido em duas partes: sistema nervoso central e sistema nervoso autônomo.
O sistema nervoso central é a parte que coloca o corpo em contato com o meio externo. Ele é composto por: cérebro, cerebelo, medula espinhal, órgãos dos cinco sentidos humanos (visão, olfato, paladar, audição, tato, pressão e temperatura).
O sistema nervoso autônomo é um sistema que controla o meio interno de nosso corpo, ou seja, as funções internas do organismo, como por exemplo, a musculatura lisa da parte do estômago, íris dos olhos, etc.
Ao contrário do que ocorre com o sistema nervoso central, o sistema nervoso autônomo não tem um centro de decisão. Ele tem tudo distribuído, sendo assim, ele possui um “centro de decisão” relativamente grande.
Componentes do sistema nervoso:
- Encéfalo
- Medula espinal
- Nervos
- Órgãos dos sentidos (orelha, olho, etc).
Funções do sistema nervoso
- Através dos impulsos nervosos, o sistema nervoso regula varias atividades do corpo humano, tais como: controle de batimentos cardíacos, dilatação de vasos sanguíneos, estimula ao sistema urinário e digestório, constrição pulipar, etc.
Sistema Respiratório
O sistema respiratório contem os tubos que transportam o ar do meio externo aos pulmões e vice-versa e os alvéolos dos pulmões, onde ocorrem as trocas gasosas. Respiração é o processo pelo qual gases são trocados entre o meio ambiente e as células do corpo.
Este sistema é constituído pelos tratos respiratórios superior e inferior. O trato respiratório superior é formado por órgãos localizados fora da caixa torácica: nariz externo, cavidade nasal, faringe, laringe e parte superior da traquéia. O trato