Sistema Locomotor
É um conjunto de órgãos cuja principal função e permitir ao corpo humano a realização de movimentos. Consequentemente, o ser humano pode se relacionar com outros indivíduos de sua espécie.
O sistema locomotor é dividido em duas partes principais:
Sistema esquelético
O esqueleto humano adulto e constituído por cerca de 200 ossos. O esqueleto sustenta o corpo, protege órgãos diversos e esta associada a muitos movimentos que executamos. O ser humano e os outros animais vertebrados se locomovem das mais diversas formas e para os mais diversos fins.
O esqueleto ósseo ale da sustentação corporal, apresentará três importantes funções:
Reservas de sais minerais
Determinados ossos ainda possuem medula amarela.
No interior de alguns ossos há cavidades preenchidas por um tecido macio, a medula óssea vermelha, onde são produzidas as células do sangue
Crescimento ósseo
Há um esqueleto cartilaginoso durante a vida embrionária, o qual será quase totalmente substituído por um esqueleto ósseo.
Formação dos ossos
Começam a se formar a partir do segundo mês de vida intra uterina. Ao nascer a criança já apresenta um esqueleto bastante ossificado e com o passar dos anos os ossos se tornam cada vez menos elásticos e mais propícios a quebras.
Sistema muscular
O tecido muscular é de origem mesodérmica, sendo caracterizado pelas propriedades de contração e distenção de suas células, o que determina a movimentação dos membros e das vísceras.
Há basicamente três tipos de tecidos musculares: liso, estriado esquelético e estriado cardíaco.
Músculo liso
O músculo involuntário localiza-se na pele, órgãos internos, aparelhos reprodutivo, grandes vasos sanguíneos e aparelho excretor. O estimulo para a contração dos músculos lisos é mediado pelo sistema nervoso vegetativo.
Músculo estriado esquelético
É inervado pelo sistema nervoso central e com este se encontra em parte sob controle consciente, chama-se músculo voluntario. A s contrações do músculo