sistema locomotor
O Corpo Humano
Desenvolvido no software de planilha eletrônica Excel.
Autoria: Débora Conforto
Atividades de sistematização sobre o ossos. Consiste em digitar, nos espaços em branco, os nomes dos ossos. Verificar que o arquivo possui Atividade 1 e Atividade 2.
Sistema Locomotor
Ossos e Músculos:
Podemos ver na imagem acima que os músculos possuem um parceiro que trabalha no sentido contrário. Isso acontece porque se depender do músculo, ele não volta à sua posição inicial. Por isso, cabe ao outro músculo se contrair e fazer primeiro voltar à sua posição de relaxamento. Esses pares de músculos são chamados de músculos antagónicos, e sempre trabalham em sentido oposto.
Sistema Muscular: Os músculos dividem-se em lisos e estriados. Os lisos não fazem parte do aparelho locomotor porque são responsáveis pela formação de órgãos como o estômago, intestinos, artérias, veias, e.t.c. Já os estriados fazem parte, e se dividem em dois grupos: os cutâneos e os esqueléticos. Os cutâneos se prendem à pele e ao esqueleto e são responsáveis, por exemplo, pela expressões da nossa cara.
Os músculos esqueléticos são aqueles que ligam um osso à outro, ou seja, prendem-se directamente ao esqueleto. Desse modo, são eles os responsáveis pelos nossos movimentos.
Existem três tipos principais de músculos: músculo-esquelético (também chamado de músculo voluntário, pois é ou pode ser conscientemente controlado); músculo liso (também conhecido por músculo involuntário, pois não se encontra sob o controle consciente); e o tecido muscular especializado do coração. Os seres humanos possuem mais de 600 músculos esqueléticos, os quais diferem em forma e tamanho, conforme a tarefa que cada um desempenha. Os músculos esqueléticos estão ligados directa ou indirectamente (via tendões) aos ossos, e trabalham em pares antagónicos (enquanto um músculo do par se contrai, o outro, que causa o deslocamento oposto da articulação, relaxa), de forma a