Demócrito
Destacou-se na teoria atômica ou do atomismo, sobre essa teoria, tudo o que existe é composto por elementos indivisíveis chamados átomos. Mais surge uma dúvida quanto a quem criou essa teoria já que o mesmo tinha como mestre Leucipo de Mileto, pois como são mestre e aprendiz a ligação entre eles e estreita assim complica saber qual do dois pensou. Mais e certo que o Demócrito quem sistematizou o pensamento e a teoria atomista, onde tudo o que existe é composto por elementos indivisíveis chamados átomos, movendo-se no vazio, se agregam formando os seres já q a lei da atração atrai o semelhante com o semelhante, com a alma e a pessoa tem os mesmos átomos, assim o mundo fica em constante mudanças, já que os átomos se juntam e se movem frequentemente.
Demócrito diz que os seres só não são iguais devido a junção dos átomos e também mostra q o átomo é inalterável e inextinguível. Avançou também o conceito de um universo infinito, onde existem muitos outros mundos como o nosso.
Demócrito é considerado o pai da ciência moderna e conhecido como Filosofo que rir.
A imagem que nos suscita esta conceção é a de um grande turbilhão de átomos agregando-se, pela lei que faz com que o (átomo) semelhante atraia o (átomo) semelhante, e desagregando-se, pela lei da necessidade. Desta conceção de filosofia da natureza resulta para o homem um relativismo gnoseológico; visto que cada indivíduo é um composto diferente do outro, então, as suas sensações serão também elas diferentes, logo, relativas.
Demócrito defende, ainda, neste seu materialismo atomista, que a própria alma é composta pela mesma matéria que o corpo, com a única diferença de que os átomos da alma são mais subtis, são da matéria do fogo. http://www.infopedia.pt/$democrito-de-abdera Assim nascem todos os compostos: