funções
(VALOR x REFERÊNCIA)
Por Valor:
Na passagem por valor (como foi visto até agora), os parâmetros de uma função funcionam como variáveis suas, ou seja NADA tem a ver com as variáveis da função que a chamou. Desta forma alterações nos valores desses parâmetros não interferem nos valores das variáveis da função chamadora.
int soma (int x1, int x2)
{
x1+= x2; return x1;
}
void main (void)
{
int v1, v2; scanf(“%d %d”,&v1,&v2); printf(“%d”,soma(v2,v1));
}
Nesta função por exemplo x1 é alterado mas a variável v2 da main não é alterada. Isso ocorre porque o parâmetro x1 funciona como uma variável da função soma apenas inicializada com o valor de v2 (por isso se chama passagem de parâmetro por valor)
Por Referência:
No entanto pode ser interessante que uma variável na função chamadora possa ser alterada (ex: função que troque o valor de duas variáveis). Ou mesmo haja a necessidade de se retornar mais de um valor da função (pois com o return só é possível retornar um único valor), por exemplo função que retorne as horas e minutos dados apenas os minutos.
Para esses casos, algumas linguagens permitem a passagem de parâmetros por referência, onde uma variável passada como parâmetro ao ser alterada dentro da função tem seu valor alterado também na função chamadora (é na verdade uma única variável usada por ambas as fuções).
Na linguagem C na teoria existe apenas passagem de parâmetros por valor, mas através do uso de ponteiros se consegue na prática a passagem de parâmetros por referência.
Ex:
void troca(int *x, int *y)
{
int aux; aux=*x; *x=*y; *y=aux;
}
void main(void)
{
int a=10,b=20; troca(&a,&b); printf(“%d %d”,a,b);
}
A presença do * na frente do nome dos parâmetros indica que esses são na verdade ponteiros. Ao passar o parâmetro por referência a função chamadora deve passar o endereço da sua variável, para isso usa-se o &. O scanf é um exemplo de função que